Provas do Enade serão aplicadas no domingo em todo País

05/11/2011

Estudantes de todo País realizarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2011 no domingo. As provas serão aplicadas em 1.356 municípios para 26 cursos de ensino superior a partir das 13h (horário de Brasília). O Ministério da Educação (MEC) informou que, ao todo, foram inscritos 376.180 estudantes concluintes de 8,8 mil cursos de graduação oferecidos por instituições de educação superior públicas e privadas.

Entre as novidades do exame deste ano está a dispensa dos ingressantes - que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ficam impedidos de colar grau.

Serão avaliados estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Também farão as provas os alunos de cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

De acordo com o Inep, estará disponível a partir do dia 6 de dezembro de 2011, por meio da página da internet do instituto (http://www.inep.gov.br), o Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade. Tal documento subsidiará o registro da situação regular do estudante em relação ao Enade, no respectivo histórico escolar, devendo acompanhar o processo de registro de diplomas.

Ingressantes

Apesar de dispensados da prova, os ingressantes deveriam ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro. A medida visa à diminuição de custos e a dar eficácia à aplicação da prova. A principal razão de os estudantes novos serem aferidos em anos anteriores era a de medir o crescimento educacional - a avaliação do Enade no ingresso e na saída dava a ideia do valor agregado pelo curso ao estudante.

Estudos do Ministério da Educação demonstram, entretanto, que a nota do Enem também permite comparações de resultados. A economia com a redução do número de provas é de aproximadamente R$ 30 milhões.

Enade

O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.