Alunos de Farmácia realizam o projeto FARMAÇÃO

28/05/2018
07/06/2018

Os acadêmicos do 2º e 3º período de Farmácia realizaram o projeto social “FARMAÇÃO”, no último sábado (26), acompanhados pelos coordenadores dos cursos, Prof. Elin Leiliani e Prof. Elessandro Moura. O projeto aconteceu na EMEF Fundamental Prof. Dionísio Quintino.

Na ocasião, ministraram palestras sobre: qualidade de vida; relacionamento familiar; direitos e deveres do cidadão; saúde da mulher; higiene bucal; saúde da criança. Além de atenderem a comunidade com aferição de pressão arterial, teste de glicose, testes rápidos de HIV, HBS-AG, HCV, dengue e exames de ECG. Também auxiliaram a população digitando e imprimindo currículos, para membros da comunidade que necessitam buscar uma colocação no mercado de trabalho. E ainda contaram com uma equipe de cabeleireiros que realizaram cortes de cabelos e design de sobrancelhas, com a intenção de melhorar a aparência e a autoestima dos interessados.

A atividade teve como objetivo a formação profissional voltada para a gestão e preocupação com a comunidade. O projeto foi um dos caminhos para que os alunos conhecessem a realidade local, sendo de extrema importância para compreensão e formação profissional. “Saber utilizar e compreender o que a cidadania representa no dia-a-dia e o quanto isso pode melhorar o convívio entre as pessoas é um desafio. O bairro Beira Rio na cidade de Rolim de Moura está situada em uma região carente da cidade, onde em boa parte não existe saneamento básico como asfaltamento em diversas ruas, abastecimento precário de água tratada, rede de esgoto, iluminação pública, posto de saúde. Portanto, a faculdade se apresenta como um ponto de referência para muitas famílias, sendo fonte de conhecimento, lazer, e interação social”, explicou a coordenadora de Farmácia, Prof. Elin Leiliani.

“Podemos ver no olhar das pessoas o quanto elas precisam de um pouco de atenção. Que o que elas querem não é muito. Muitas dessas precisam apenas de um sorriso, de um bom dia, precisam de coisas simples para sorrir. Encerrei meu dia com a sensação de que minha futura profissão não é apenas uma profissão. É ter certeza que ser farmacêutico é saber a fórmula do sorriso. E dar a quem não tem esperanças uma segunda chance”, relatou o aluno de Farmácia, Edvaldo de Jesus.