Área Restrita

Acadêmicos do projeto Protetores Ambientais recolhem os resíduos gerados no VII Arraiá Fsp

05/06/2017
07/06/2017
Notícias
Graduação

No Brasil, os resíduos sólidos ainda são um dos principais problemas ambientais. O encaminhamento de resíduos sólidos para locais inadequados configura-se num dos piores impactos que podem ser causados no meio ambiente, pois a decomposição dos materiais gera substâncias altamente tóxicas que contaminam diretamente o solo, a água, o ar e, pior do que tudo, as pessoas.

Segundo Panorama do Resíduos Sólidos no Brasil, coordenado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais e executado pela Castagnari Consultoria, o resíduo urbano do estado de Rondônia em 2014 era destinado em sua maioria para lixões (80,8%), em segundo para aterros controlados (11,7%) e por último para aterros sanitários (7,5%). Para piorar este cenário muitos resíduos sólidos que poderiam ser aproveitados de alguma forma vão parar em lixões, aterros controlados ou aterros sanitários, sobrecarregando os locais de destinação final seja qual for ele e diminuindo a vida útil dos mesmos.

Pensando neste contexto, a empresa Júnior da Faculdade São Paulo, a coordenação e os alunos do curso de Engenharia Ambiental decidiram elaborar o projeto chamado Protetores Ambientais, com o objetivo de coletar, separar, quantificar e destinar para um espaço ambientalmente adequado para os resíduos sólidos gerados no VII Arraia da FSP. A ação contou com a participação da Associação de Catadores de Rolim de Moura.

O VII Arraiá da FSP foi realizado na última sexta-feira (02) e, ao fim da festa, houve a coleta de todo o resíduo gerado no evento. Estes resíduos foram organizados e colocados no caminhão. No sábado (03), o caminhão foi levado até a associação dos catadores de Rolim de Moura, para a realização da separação dos resíduos por tipo (plástico, alumínio, ferro, rejeito, pet e vidro). Lá também foram pesados todos os tipos. Ao todo foram coletados 281,1 kg de resíduos sólidos, sendo, 100,6 kg de vidro, 14,4 kg de plástico, 18,3 kg de pet, 36,3 kg de alumínio, 0,5 kg de ferro e 111 kg de rejeitos.

O projeto tem como objetivo colaborar para a formação de profissionais mais conscientes e dedicados a cuidar do bem estar da população rolimourense. 

Veja Também

07/09/2017
Graduação

Alunos de Administração visitam feira de Hortifruti

Na última quarta-feira (6), alunos do 8º período de Administração visitaram a feira de Hortifruti da cidade. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Marcos Quireza e pelo coordenador do curso, prof. Fabricio Favarini.   No local foram visitados e entrevistados 40 feirantes em suas bancas de venda de produtos. O objetivo da visita foi a aplicação de um questionário como parte da execução do projeto de extensão, que relaciona as disciplinas de: Agronegócios, Administração da produção e Planejamento estratégico.   A atividade faz parte do...

02/07/2018
Graduação

Projeto Social em Ação é realizado por acadêmicos da FSP

No sábado (30), os acadêmicos do 9º período de Farmácia colocaram em prática o projeto Social em Ação. Na ocasião, contaram com a orientação da Prof. Giovana Rodrigues e da coordenadora do curso, Prof. Elin Rolim, e com a participação dos alunos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.   A atividade foi realizada na Escola Priscila Rodrigues Chagas e os acadêmicos proporcionaram os seguintes serviços: limpeza de pele, aferição de pressão, glicemia capilar, testes rápidos, tipagem sanguínea, drenagem, orientação odontológica,...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem