DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

athenas Institucional, YDUQS

No dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1967.

A alfabetização é uma forma de quebrar barreiras e paradigmas sociais. Método que consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, e apropriação do sistema de escrita, e pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e escrita.

A celebração foi instituída, justamente, com o objetivo de ampliar assuntos e questões ligados à alfabetização, para que fossem discutidos no mundo todo, promovendo o amplo debate sobre a importância da alfabetização, principalmente em países que ainda possuem índice de analfabetismo considerável.

A alfabetização de crianças e adultos pode mudar significativamente os rumos de um país, já que, quanto maior o acesso do indivíduo a tudo que a leitura oferece, seja por via cultural, seja de lazer ou até mesmo pela própria educação, maiores são as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho, de obter melhor qualidade de vida e o acesso a novos caminhos.

Alcance voos mais altos por meio da educação! Viva ao Dia Mundial da Alfabetização!