FSP PROMOVE CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS GRATUITAMENTE NO YOUTUBE

athenas Institucional, Parcerias

FSP PROMOVE CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS GRATUITAMENTE NO YOUTUBE

Na última quarta-feira (08), a Faculdade São Paulo (FSP) lançou em seu canal do Youtube, um curso gratuito em Finanças Pessoais, promovido por meio da parceria com a professora Maria Antônia Fernandes, que ministrou o curso. Além do apoio técnico formado por colaboradores da Instituição, que trabalham sempre de acordo com as orientações das autoridades de saúde em meio à pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Você sabe quanto ganha? Sabe quanto gasta? No curso, a professora comentou sobre a importância de ter o controle dos seus gastos, ganhos e dívidas. Se você não tiver cuidado e o controle, por mais que ganhe bem, é possível você sair devendo no final das contas.

“É importante anotar em uma planilha todos os seus ganhos e gastos, mesmo os menores. Muita das vezes as pessoas sabem que ganham bem, mas, se aproveitam da zona de conforto e acabam não anotando as despesas, quando percebe, às vezes já está devendo. Devemos saber os nossos rendimentos e os gastos. Para isso, tem jeito! Basta se organizar financeiramente.” Comentou a docente.

Necessidade x Desejo

Você saberia diferenciá-los? Duas palavras essenciais para você conseguir distinguir a realidade financeira e ajudar no seu planejamento de educação financeira. Na ocasião, foi feito o exemplo com “carros”, que às vezes pode ser comum acontecer essas situações na sociedade, sendo possível ligar a esta temática. Necessidade: você compra um carro porque realmente precisa de uma locomoção. Desejo: comprar o carro mais caro que tem no mercado, ficando com um carnê enorme, mais adquire o carro mais caro porque o amigo tem um também, talvez porque vai a algum lugar e queira mostrar que o seu carro é o mais novo.

“Precisamos entender as perguntas feitas durante o curso. Eu quero? Eu posso? Eu preciso? Tem que ser agora? Precisamos conhecer as nossas despesas, fazer o gerenciamento, sabe onde, como e quando gastar. Precisamos fugir dos padrões da sociedade.” Explicou a ministrante do curso.

Analisando esses critérios, respondendo as perguntas e conseguindo distinguir o “desejo” da “necessidade”, aí sim, você pode comprar com segurança. “Sempre é possível nós organizarmos, organizar nossas despesas e viver uma vida tranquilamente, isso mesmo que, esteja neste momento como cerca de 14 milhões de desempregados, conforme o censo de nosso país. Precisamos nos vacinar deste efeito de que, comprou e não pagou.” Complementou Maria Antônia.

Por que fazer um orçamento familiar?

O orçamento familiar é importante para você se organizar, para ter disponibilidade em um caso de urgência, para ter conforto e paz. Você tem uma dívida ou um compromisso? Você fica feliz ou triste quando paga suas contas?

“Não idolatre o dinheiro. Dinheiro é para ser gasto. Mas é para ser gasto conscientemente, é para ser gasto dentro do seu orçamento. Significa que eu não vou poder tomar um sorvete? Não! Você pode tomar o sorvete, mas tem momentos certos para isso. Viva dentro dos seus limites” Enfatizou a professora.

Você sabe qual o valor de emergência que você precisa ter guardado? Conforme a explicação no curso, você precisa ter seis vezes o valor que você ganha. Para ter uma vida de sucessos financeiramente e não ser surpreendido em alguma ocasião inesperada da sua casa, sua e de sua família.

Para o trabalhador informal, vale separa seis meses de trabalho, baseado no menor valor do mês, para que em um período como este de pandemia, onde não se pode trabalhar por conta das restrições e medidas de prevenção do Covid-19, ele possa ficar em casa e usufruir desta reserva, conforme as palavras da professora, para ficar sem maiores causas de danos e, certamente com mais segurança.

No curso, além de várias dicas práticas, teve indicações de ferramentas que te ajudaram na gestão financeira. Essas foram só algumas de muitas coisas explicadas, de forma bem detalhada e que, vai fazer você ser abençoado e ajudará abençoar outras pessoas ao mesmo tempo, comece a partir de agora e colha os seus frutos.

Para conferir na íntegra o curso que foi disponibilizado, gratuitamente, click no link e acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=eO9fawUxG-c&feature=youtu.be

Lembrando que hoje, quarta-feira (15), às 19 horas, haverá o segundo módulo/encontro do curso, continuação, no canal da FSP disponível na plataforma digital Youtube. Programe-se!

Sempre alcançando voos mais altos! FSP