Acadêmicos de Engenharia Ambiental participam de visita técnica ao Aterro Sanitário de Vilhena

athenas Engenharia Ambiental, Institucional

Com o objetivo de proporcionar para os alunos do curso de Engenharia Ambiental o conhecimento técnico prático sobre o ramo de resíduos sólidos, processo de coleta, triagem (reciclagem de materiais) e disposição final ambientalmente adequado, os acadêmicos da FSP viajaram até o município de Vilhena no último dia 21 de junho.

Com saída de Rolim de Moura às 5h, os estudantes do sexto e sétimo período de Engenharia Ambiental da Faculdade São Paulo, acompanhados dos docentes David Francisco Mattar, Coordenador do Curso e Professora Mestra Patrícia Conceição Amaral Pereira, chegaram ao aterro às 10h30 e foram recebidos pelo Sr. Luiz, Gerente do aterro.

Inicialmente foram orientados sobre o local e cuidados no decorrer do percurso da visita. Foram observados o centro de triagem de materiais reciclados e a matriz de disposição final de resíduos, onde o responsável falou sobe o trabalho de impermeabilização do solo e canalização do chorume gerado, que é encaminhado até lagoas de estabilização.

Por fim os estudantes visitaram o sistema de tratamento do chorume, que passa inicialmente pelas lagoas de estabilização e por processos físico-químico.

A Visita Técnica é um mecanismo de interação Faculdade/Empresa caracterizado pelo contato in loco entre os alunos e o local visitado, objetivando a complementação didático pedagógica de disciplinas teórico/práticas específicas do curso de Engenharia Ambiental.

“Ainda hoje muitos municípios não se adequaram perante a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem até 31 de julho de 2021 para se adequarem, dando a destinação final ambientalmente correta de seus resíduos sólidos. Devido a este fator, há uma forte tendência a surgir empresas ligas a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos. Por fim este tipo de empreendimento pode ser o local de trabalho de nossos futuros engenheiros ambientais”, explica o Coordenador David.