Acadêmicos de Biomedicina da FSP apresentam palestra sobre Brucelose em escola agrícola

athenas Biomedicina, Institucional

Acadêmicas do 7º período do curso de Biomedicina da Faculdade São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Flávio Bomfim, deram início a um projeto sobre Brucelose no último dia 02, na Escola Família Agrícola Chico Mendes, em Novo Horizonte d’Oeste – RO, com objetivo de ajudar a sanar a falta de conhecimento da comunidade com relação a contaminação de seres humanos com a doença que é mais conhecida em bovinos.

Para isso, foi realizada uma palestra acerca do ciclo da Brucelose em seres humanos para aproximadamente 50 alunos do curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Chico Mendes em Novo Horizonte d’Oeste – RO.

Brucelose

Ela é uma zoonose que atinge principalmente pessoas que mantêm contato direto ou indireto com animais e/ou secreções contaminadas com a bactéria do gênero Brucella. Por esta razão a infecção acomete principalmente trabalhadores rurais.

A doença é comumente conhecida em bovinos e outros animais, mas em seres humanos muitas vezes é desconhecida e negligenciada, apesar de ser considerada crônica. Então, para auxiliar a minimizar o problema, o evento buscou esclarecer sobre a transmissão da bactéria Brucella spp., sinais e sintomas, como realizar o diagnóstico, quais as terapêuticas disponíveis e maneiras de evitar a contaminação.

Após a palestra um paciente portador da doença se disponibilizou a dar um depoimento sobre seu caso clínico. O mesmo parabenizou o grupo e citou que ainda não havia tido a oportunidade de assistir uma palestra sobre tal assunto, reforçando ainda mais a necessidade de abordar o tema na região. Tendo em vista os aspectos observados, o profissional Biomédico é formado para ir além do esperado em relação à saúde, promovendo ações voltadas para as reais necessidades da comunidade local.