Acadêmicos de Farmácia da FSP promovem 2° FARMAÇÃO SOCIAL

athenas Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Institucional, Nutrição, Odontologia

Com apoio dos acadêmicos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Educação Física, os estudantes do 3° e 4° período de Farmácia da Faculdade São Paulo promoveram o 2° Farmação Social, sob orientação dos Professores Jorge Pedro R. Soares e Audrei Pavanello, no dia 20 de Outubro, na Escola Carlos Drummond de Andrade (CDA), em Rolim de Moura – RO.

Foram prestados os atendimentos de: glicemia capilar, aferição de pressão arterial, atendimento com assistência social, eletrocardiograma, atendimento psicológico, coleta de preventivo, palestras sobre violência doméstica, tipagem sanguínea, orientação odontológica e nutricional, distribuição de picolés, limpeza de pele, design de sobrancelha, distribuição de brinquedos, pipoca, algodão doce, sorteio de brindes como ingressos para o cinema, uma dia de beleza, corte de cabelo, além da interação do Corpo de Bombeiros da cidade com as crianças presentes.

Onze acadêmicos, juntamente com o professor orientador, trabalharam na elaboração do projeto. Quarenta e sete acadêmicos estavam envolvidos na execução da ação e sentiram as primeiras sensações de como atender e interagir com possíveis pacientes.

Aproximadamente 160 pessoas participaram da ação, que contou com a parceria de empresas locais.

Os acadêmicos agradecem com muito carinho aos parceiros: Nortelab Prod. Laboratoriais, Rondolab Prod. e Equipamentos Medicos, Massari Comunicação Visual, Conectinove, Clinica Dr° Atende, Laboratorio Okabe, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Abril Pães, Biju da Chica, Modellen Fisioterapia e Estética, Mana Variedade, Ministério Público, Rolim Net, Farma & Farma Popular, Karine Furbino Makeup, Laticínios Miraella, Radio Liberdade FM, Prefeitura Municipal, Rádio Getsémane FM, Bronze Gold, Atacado do Sorvete, Edvania Wessling, Site Alerta Rolim, Site Rolnews, Sabores da Roça, Gráfica Rolim, Fal Brands, Top Art Uniformes

O objetivo do projeto é a formação acadêmica humanista preocupada em ajudar a comunidade. “É uma grande experiência, não somente como ser humano, mas como futuro profissional da saúde” disse a acadêmica Elisangela da Silva que faz parte da comissão organizadora.

Edvaldo A. de Jesus, que cursa o 4° semestre de Farmácia, fez parte da primeira ação social e na segunda participou como colaborador, entende que o atendimento humanizado e o envolvimento com a sociedade prepara os estudantes para o futuro e os torna sensíveis às necessidades das pessoas, tanto na saúde física quanto emocional.

Admirada pela capacidade de organização e atitudes dos acadêmicos, a coordenadora do curso de Farmácia, Elin Rolim, parabenizou e se encantou com os resultados obtidos.

“Apresentar aos alunos a vulnerabilidade social em que algumas pessoas se encontram, faz parte da preparação profissional, pois lidarão com grandes adversidades ao longo de suas carreiras. Mostrar para o aluno essa realidade é de suma importância para que este entenda o seu papel na sociedade”, enfatiza o Professor Jorge Pedro, orientador dos acadêmicos no projeto.