Área Restrita
SABERES DA FSP


Resumo


O levantamento fitossociológico em um fragmento de floresta ombrófila aberta no município de Rolim de Moura tem como objetivo de Classificar e ordenar um fragmento de floresta ombrófila aberta no município, introduzido uma parcela permanente na linha 204 lado norte, possuindo dimensões de 50 m x 100 m (5000 m2).  

Foi utilizado o programa Fitopac para calcular os parâmetros tradicionais (densidade, dominância, frequência, valor de importância, valor de cobertura, índice de diversidade). Selecionando indivíduos com o CAP (≥ 20 cm),
sendo levantadas 93 espécies distribuídas em 39 famílias botânicas totalizando 421 indivíduos amostrados. Os dados obtidos pela análise de correspondência canônica (CCA) apresentaram espécies com correlações com as três variáveis Cor do Solo I, II e III, e nas respectivas profundidades (0-50), (50-75) e (>75) apresentar características de boa drenagem, porosidade,
armazenamento de nutrientes, níveis baixos de pedregosidade e profundos, assim não provocando limitações físicas, como crescimento das raízes.


Palavras-chaves: Levantamento. Fitossociologia. CCA. Fatores.

 

Clique aqui e acesse o artigo em PDF
 


*Clique na capa para acessar o conteúdo

A revista Saberes da FSP não se responsabiliza pela natureza dos conteúdos aqui publicados. Esta responsabilidade é do autor do trabalho.

Pesquisar