Área Restrita

Provas do Enade serão aplicadas no domingo em todo País

05/11/2011
Notícias
Institucional

Estudantes de todo País realizarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2011 no domingo. As provas serão aplicadas em 1.356 municípios para 26 cursos de ensino superior a partir das 13h (horário de Brasília). O Ministério da Educação (MEC) informou que, ao todo, foram inscritos 376.180 estudantes concluintes de 8,8 mil cursos de graduação oferecidos por instituições de educação superior públicas e privadas.

 

 

Entre as novidades do exame deste ano está a dispensa dos ingressantes - que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - e a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ficam impedidos de colar grau.

 

Serão avaliados estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Também farão as provas os alunos de cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

 

De acordo com o Inep, estará disponível a partir do dia 6 de dezembro de 2011, por meio da página da internet do instituto (http://www.inep.gov.br), o Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade. Tal documento subsidiará o registro da situação regular do estudante em relação ao Enade, no respectivo histórico escolar, devendo acompanhar o processo de registro de diplomas.

 

 

Ingressantes


Apesar de dispensados da prova, os ingressantes deveriam ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro. A medida visa à diminuição de custos e a dar eficácia à aplicação da prova. A principal razão de os estudantes novos serem aferidos em anos anteriores era a de medir o crescimento educacional - a avaliação do Enade no ingresso e na saída dava a ideia do valor agregado pelo curso ao estudante.

Estudos do Ministério da Educação demonstram, entretanto, que a nota do Enem também permite comparações de resultados. A economia com a redução do número de provas é de aproximadamente R$ 30 milhões.

 

Enade


O Enade é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Veja Também

15/08/2012
Institucional

brasil-testa-droga-para-prevencao-contra-virus-da-aids

Estudo multinacional trabalhou com 350 voluntários no país, que tomaram antirretrovirais Ainda não existe vacina contra a aids, mas um estudo multinacional pretende evitar a contaminação pelo vírus HIV a partir do uso de medicamentos. A pesquisa, que durou um ano e meio, é chamada Iniciativa Profilaxia Pré-Exposição (iPrEx), e foi promovida pelo governo norte-americano em parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates e coordenada pela Universidade da Califórnia, em São Francisco. Os primeiros resultados devem sair até o final do ano. No total, onze centros de pesquisa no mundo participam do trabalho em seis países - incluindo o Brasil: Estados Unidos, Tailândia, África...

21/03/2016
Graduação

Empresa Júnior da FSP promoveu a 1ª Oficina de Elaboração de Artigos Científicos

No último dia 19 de março (sábado), a Empresa Júnior da Faculdade São Paulo (FSP) promoveu a 1ª Oficina de Elaboração de Artigos Científicos, ministrada pelo Prof.º Eraldo Carlos Batista, ocupando as dependências da faculdade, das 13h as 17h. O evento contou com 60 participantes, acadêmicos de vários cursos da FSP, egressos da instituição e acadêmicos de outras instituições.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem