Tutores do EaD participaram de oficina para elaboração de questões modelo Enade

27/10/2015

No último sábado (24), os tutores das disciplinas de Educação a Distância (EaD) do Athenas Virtual participaram de uma oficina de construção de itens no modelo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), em Porto Velho (RO). A atividade ocupou as dependências da sede do Athenas Grupo Educacional.

O treinamento foi ministrado pelo professor Marcos Aurélio Marques e teve como objetivo principal auxiliar os tutores a entenderem a importância da avaliação e como elaborar provas no formato exigido pelo ENADE. “A oficina iniciou com a explanação da história das avaliações e da importância delas. Após, explicou-se sobre o método avaliativo utilizado pelo ENADE e como a construção das questões tem importância neste processo. Durante o treinamento, também foi apresentado aos participantes a “taxonomia de Bloom”, que é a pirâmide dos níveis de complexidade de como o aluno será avaliado durante uma prova. ”, explicou Marques.

Foram apresentados modelos de questões que seguem o modelo do ENADE, em que os tutores puderam debater entre si experiências sobre a construção de modelos similares e estilos menos trabalhosos de serem elaborados. O Athenas Grupo Educacional trabalha e avalia em toda a construção do ensino dos alunos através da metodologia do ENADE.

Participaram da oficina os tutores Rafael Mallmann, Tatiana Machado, Geraldo Cotinguiba, Tiago Cargnin e Ledson Oliveira. Representando o Núcleo de Educação à Distância (Nead): Michele Martines, coordenadora; Tiago Freitas, analista pedagógico; Halex Frederic, assistente de novas mídias e a assistente pedagógica, Andreia Cruz.