Pesquisador Institucional do Athenas Grupo Educacional participou do IV ENCES

10/10/2014

O Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva, Pesquisador Institucional do Athenas Grupo Educacional, esteve presente no IV Encontro Nacional do Censo da Educação Superior (ENCES), que está sendo realizado em 2014 no Centro de Eventos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) em Brasília (DF). Com programação marcada para os dias 8, 9 e 10 desse mês, a proposta do ENCES é  reunir informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Anualmente, o censo visa oferecer aos profissionais da área da educação informações gerais sobre o panorama da educação superior. As estatísticas e dados coletados pelos trabalhos realizados possibilitam a estruturação de políticas públicas e a formulação de cálculos estratégicos que medem a qualidade educacional. O evento foi aberto pelo Presidente do Inep, Sr. José Francisco Soares com a participação do Conselheiro da Câmara de Educação Superior (CNE).  Entre os temas abordados, as Contribuições do Censo da Educação Superior para Avaliação Educacional no Brasil, ações das secretarias de regulação e supervisão da Educação Superior e as Políticas e Programas da Educação Superior: interface SESu e Inep receberam maior destaque por parte da programação e dos participantes.

Segundo o Prof. Luiz Carlos, fazer parte de um evento desse porte aprimora e atualiza as noções de políticas educacionais. “É interessante estar participando da quarta edição do Encontro Nacional do Censo da Educação Superior. Isso nos dá ferramentas e conhecimento para que os conceitos sobre os mais diversos temas abordados possam ser renovados. As mesas redondas, grupos de trabalho e apresentações culturais engrandecem cada vez mais a noção que todos os profissionais devem ter sobre o cenário educacional brasileiro”, afirmou Luiz.

A organização do evento destaca a importância do levantamento de dados apurados nesse ano, enfatizando a necessidade dessas informações serem atualizadas para que a contribuição nas políticas educacionais sejam mais eficientes. O encerramento das atividades foi marcado pela apresentação do Grupo de Percussionistas na Universidade de Brasília.