Alunos participam de palestra sobre energia solar fotovoltaica

25/08/2017

Acadêmicos de Engenharia Civil participaram de uma palestra sobre energia solar fotovoltaica, na última quinta-feira (24), ministrada pelo Engenheiro Eletricista Oscar Makoto.

A palestra tratou das diversas aplicações da energia solar. A tecnologia para aproveitamento desta matriz tem evoluído de uma maneira absurda, a ponto de estar sendo utilizada em projetos arquitetônicos de construção de prédios residenciais comuns, onde em países com marcos regulatórios mais modernos já é possível exportar essa energia para a rede distribuidora das cidades, criando uma fonte de renda condominial.

Por outro lado, apesar do ainda alto custo de implantação nesses casos de captação unitária, existem parques fotovoltaicos sendo instalados em lugares de alta insolação, que já superam em muito a economia de custos da energia hidráulica, até então a tida como a mais barata fonte. Na Amazônia de um modo geral o uso da energia fotovoltaica limita-se à geração domiciliar como forma de economia de pequena escala, porém com a evolução das tecnologias pode-se afirmar que esta será mais uma matriz importante no cardápio de opções de geração de energia da região.

“O engenheiro civil, ao final de sua graduação torna-se um clínico geral. Neste sentindo é importante que o futuro profissional tenha percepção e conheça, mesmo que de maneira superficial, assuntos que norteiam sua área de atuação”, comentou a coordenadora do curso, Sergiana Nobre. “Ampliar o conhecimento do acadêmico e despertar a curiosidade para o novo, é sempre a intenção da Faculdade São Paulo ao trazer assuntos que estão virando tendência”, finalizou.