Acadêmicos fizeram visita técnica em obras de pavimentação

21/08/2017

Os alunos do 4º período de Engenharia Civil realizaram visita técnica em obras de pavimentação, no último sábado (19), acompanhados pela Prof. Aline Mikas e pela coordenadora Sergiana Nobre.

A aula ocorreu em duas avenidas de Rolim de Moura, onde acompanharam o trabalho dos técnicos laboratoristas que fazem ensaios tecnológico, para garantir a qualidade na execução dos serviços de terraplanagem. No primeiro momento, em laboratório, os acadêmicos acompanharam o ensaio de California Bearing Ratio (CBR) ou Índice de Suporte Califórnia, realizado em três corpos de provas. O objetivo do ensaio é determinar a capacidade de suporte de um solo compactado.

Já em campo, os estudantes verificaram o procedimento utilizado para a realização do ensaio de densidade in situ, o que determina se a camada será liberada para próxima etapa ou não. Em outro trecho, os alunos puderam acompanhar o tratamento de uma camada que estava sendo realizada com uma motoniveladora e trator com grade, com a finalidade de homogeneizar o material até que se alcance a umidade desejada.

“Embora ainda não tenham estudado a disciplina de pavimentação e estradas, conhecer e entender desde já a estrutura e procedimento de vários tipos de obras relacionados à competência do engenheiro civil, estimula nossos alunos ao passo que se tornam mais participativos em sala de aula”, comentou a coordenadora, Sergiana Nobre.

O intuito da visita técnica foi promover a interação dos acadêmicos na prática, complementando o que é visto em teoria na sala de aula. Além de perceber as múltiplas funções do engenheiro civil quando atua em obra de pavimentação. As várias etapas na execução e construção de um pavimento, aproximou os alunos de uma visão mais ampla sobre as áreas da engenharia.