Área Restrita

Acadêmicos fizeram visita técnica em obras de pavimentação

21/08/2017
Notícias
Graduação

Os alunos do 4º período de Engenharia Civil realizaram visita técnica em obras de pavimentação, no último sábado (19), acompanhados pela Prof. Aline Mikas e pela coordenadora Sergiana Nobre.

 

A aula ocorreu em duas avenidas de Rolim de Moura, onde acompanharam o trabalho dos técnicos laboratoristas que fazem ensaios tecnológico, para garantir a qualidade na execução dos serviços de terraplanagem. No primeiro momento, em laboratório, os acadêmicos acompanharam o ensaio de California Bearing Ratio (CBR) ou Índice de Suporte Califórnia, realizado em três corpos de provas. O objetivo do ensaio é determinar a capacidade de suporte de um solo compactado.

 

Já em campo, os estudantes verificaram o procedimento utilizado para a realização do ensaio de densidade in situ, o que determina se a camada será liberada para próxima etapa ou não. Em outro trecho, os alunos puderam acompanhar o tratamento de uma camada que estava sendo realizada com uma motoniveladora e trator com grade, com a finalidade de homogeneizar o material até que se alcance a umidade desejada.

 

“Embora ainda não tenham estudado a disciplina de pavimentação e estradas, conhecer e entender desde já a estrutura e procedimento de vários tipos de obras relacionados à competência do engenheiro civil, estimula nossos alunos ao passo que se tornam mais participativos em sala de aula”, comentou a coordenadora, Sergiana Nobre.

 

O intuito da visita técnica foi promover a interação dos acadêmicos na prática, complementando o que é visto em teoria na sala de aula. Além de perceber as múltiplas funções do engenheiro civil quando atua em obra de pavimentação. As várias etapas na execução e construção de um pavimento, aproximou os alunos de uma visão mais ampla sobre as áreas da engenharia.

Galeria

Veja Também

21/11/2017
Institucional

Fsp completa 10 anos, conheça nossa história:

Por acreditar no potencial de Rolim de Moura, o Athenas Grupo Educacional criou a Faculdade São Paulo (FSP) no município. O objetivo sempre foi colaborar com o desenvolvimento da cidade, através da educação. Formando profissionais de qualidade, para que estes construam um futuro para Rolim de Moura e colaborem diariamente com a sociedade rolimourense.   Atualmente, a instituição conta com mais de dez cursos de graduação, além de vários cursos de pós-graduação. São 10 anos de história e dedicação, investindo em estrutura e no corpo docente, formado...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem