Alunos de Biomedicina realizaram evento sobre a Saúde do Agricultor

07/06/2017

Os acadêmicos da aula de Estágio Supervisionado do curso de Biomedicina realizaram, na última terça-feira (6), um evento sobre a Saúde do Agricultor e o uso de Agrotóxicos, na Linha 176 KM 12 Sul, na Associação Rural.

Segundo o Relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ocupa o ranking de maior consumidor de produtos com elevados índices de agrotóxicos e Rondônia vem apresentando uma alta taxa de casos de câncer nos últimos anos. Diante desses dados a conscientização do homem do campo é de grande importância, uma vez que eles são responsáveis por tudo que temos a mesa.

Durante o evento, os alunos realizaram uma palestra sobre o uso consciente de agrotóxicos e a importância da utilização dos Equipamento de Proteção Individual (EPI), na manipulação dos produtos químicos. Após a palestra, foi realizado um sorteio de brindes, arrecadados pelos alunos através de doação dos comerciantes de Rolim de Moura. Além disso, realizaram testes rápidos de tipagem sanguínea, glicemia capilar e aferição de pressão. Instruindo também os agricultores e seus familiares sobre a importância da realização de exames periódicos.

"Gostaria de agradecer a colaboração que tivemos da Emater e a da Associação Rural da Linha 176, nos auxiliaram na divulgação e fomos muito bem recepcionados por todos. Acredito que eventos como este tendem a ser benéficos a todos os envolvidos, tanto para os acadêmicos, que elaboraram e desenvolveram o evento aumentando o nível de conhecimento, quanto para as famílias que estavam presente e tiveram acesso a algumas informações que são importantes para promoção a saúde", comentou a coordenadora de Biomedicina, Aline Rezende.